A Inclusão Social vem sendo um movimento de grandes desafios e lutas constantes. Onde muitos não sabem a verdadeira origem da palavra e do que realmente se trata. Existem mais de um tipo de Inclusão, as mais vistas atualmente é a inclusão digital e inclusão escolar. Porém, a inclusão social passa despercebida pelo real motivo de não ser do interesse de muitos, e sim de poucos que se tornam totalmente excluídos pelo sistema e a sociedade. É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.
A importância do Software Livre
http://arearestritabrasil.blogspot.com/ O Software Livre um instrumento de inclusão social. R espeita a liberdade da comunidade dos usuários, onde qualquer usuário tem caminho aberto para executar, estudar, distribuir, alterar, melhorar, copiar qualquer parte do software ou até mesmo ele por inteiro. pode s inalizar a solidariedade para com os excluídos, pois quanto mais a tecnologia estiver acessível a todos, mais teremos apoiadores nos projetos de inclusão social, que passa diretamente por ações educacionais. Segundo Silveira e Cassino (2003), o Software Livre representa uma opção pela criação, pela colaboração e pela independência tecnológica e cultural, uma vez que é baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede ...
Vivemos num país desigual, onde julgamos o outro do nada, a discriminação é algo presente na vida daqueles que são considerados "normais" e aqueles que tem alguma dificuldade seja de locomoção, auditiva, visual ou qualquer outro são desmerecidos de muitos direitos, direitos estes negados pela própria sociedade e pelo governo que não dão suporte para este publico especificamente, o que é feito não supre as necessidades de todos e nunca é algo que seja a longo prazo, é como se as pessoas com necessidades especiais não precisar-se de um olhar diferenciado. Os direitos deste publico só e valido quando os mesmos correm atras e exigem, a não ser isso, eles são "visto" como um caso a parte não emergencial.
ResponderExcluirSe ta complicado para aquele que não tem nenhuma dificuldade, imagine para quem tem. O uso de recursos tecnológicos podem ser o diferencial dentro da sala de aula e em casa. Pois ajuda a criança a desenvolver habilidades significativas.
ExcluirRealmente, poucos refletem sobre a origem do termo "inclusão", das implicações, concepções e perpectivas que carrega. A maioria das pessoas pensa que via "inclusão" se resolvem todos os problemas... é preciso desmistificar essa ideia, assim como também a ideia de que o pobre está excluído da sociedade. Todos os sujeitos vivem em sociedade, somos seres sociais, agora, claro, muitos não participam dos centros de decisão dessa mesma sociedade. Estão à margem, mas não fora dela.
ResponderExcluirÉ muito importante que percebamos tais desigualdades pois esse é o caminho para resolvê-las. Reflexão muito relevante na minha visão.
ResponderExcluir